Postagem em destaque

Search Engine Marketing (SEM): o que é como potencializar o SEO?

Muitos gestores já se depararam e compreendem a sigla SEO — search engine optimization —, mas poucos sabem o que é o Search Engine Marketing (SEM). Apesar de terem significados parecidos, cada conceito refere-se a uma estratégia particular do marketing digital.
O Search Engine Marketing é um conjunto global de técnicas que é utilizado nos mecanismos de buscas como Google e Bing para realizar ações para uma empresa. Suas estratégias englobam as táticas de SEO, palavras-chave, estruturação do texto, qualidade da página, links patrocinados, entre outros.
Veja neste post quais as estratégias desenvolvidas e como realizá-las!

As estratégias desenvolvidas no SEM

Uma das fontes de informações mais utilizadas pelos brasileiros é a internet. Os dados da pesquisa realizada pela Predicta apontam que 90% dos usuários utilizam o Google como fonte principal de buscas. Por isso, para suprir essas demandas, surgem as técnicas que melhoram os resultados das pesquisas e promoções na internet, ou seja, o marketing de mecanismos de buscas.
Essas estratégias dividem-se em dois formatos: gratuitos como o SEO e pagos como os links patrocinados. Entenda mais sobre eles.

SEO

O SEO é uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas no marketing. Ela consiste em reunir estratégias que auxiliem na criação de conteúdo relevante para atrair o usuário de forma orgânica até a página desejada.
Ou seja, além de criar um conteúdo de qualidade, o texto baseado no SEO leva outros fatores em consideração, como o uso de palavras-chave, links internos e externos e escaneabilidade.
Ao identificar todos esses fatores e mensurá-los, o Google ranqueia cada página segundo a sua relevância. Veja alguns fatores que são analisados.

Palavras-chave

A escolha das keywords é fundamental para que o texto tenha um bom resultado. Antes de construir o texto, é possível analisar a recorrência de busca de cada palavra através do planejador de palavras-chave do Google ou em outros sites. Essa fase é importante, pois se a palavra pesquisada tiver um alto índice de procura, mais difícil será ranquear o seu texto na primeira página de busca. Dessa forma, escolher uma palavra-chave menos buscada ou um termo maior pode ser uma opção.

Escaneabilidade

Escrever um texto escaneável também faz parte do SEO. Textos escaneáveis permitem que o leitor faça uma leitura dinâmica e absorva os pontos principais apresentados. Com a imensa disponibilidade de conteúdos na internet, aqueles que possuem a melhor experiência de leitura para o usuário se destacam.

Estrutura do texto

A utilização das palavras-chave em quantidade certa e nos locais estratégicos também impulsionam um conteúdo para a página principal. O título, subtítulo, tag e metatag são locais primários onde elas devem aparecer. Além deles, elas também precisam ser bem distribuídas ao longo do conteúdo.

Qualidade do site

O algoritmo do Google consegue fazer uma pesquisa aprofundada no seu site. Por isso, além de construir um texto seguindo as regras de SEO, todo o site também precisa ter um layout agradável, possuir boa navegabilidade, ser responsivo e ter um carregamento rápido.

Links internos e externos

Os links também são analisados para melhorar o ranqueamento de uma página. As citações realizadas para outros posts do blog ou para páginas externas também influenciam no posicionamento, cada uma com um peso diferente. Ou seja, quando a sua página é citada por outro site, o Google entende a relevância do seu conteúdo e indica ele para outros usuários.

Tráfego e permanência no site

Outra métrica analisada é o tráfego de um site. Se a sua página tem muitos visitantes, o buscador analisará esses dados como algo positivo. Porém, o tempo de permanência do usuário também será levado em consideração. Nesse caso, é preciso que o conteúdo seja útil e relevante para que o lead passe mais tempo naquele domínio.

A importância de terceirizar esse serviço

Atualmente, são realizadas mais de 2,3 milhões de pesquisas no Google a cada segundo. Por isso, não há dúvidas de que é preciso estar presente nos resultados dos motores de busca. Muitos gestores tentam realizar algumas ações por conta própria, mas acabam desperdiçando tempo e dinheiro nessa tentativa.
Terceirizar esse serviço pode ser uma alternativa interessante para conquistar mais resultados. Como explicamos ao longo do texto, esses processos requerem conhecimento especializado e expertise para um melhor resultado.
Assim, procurar agências e parceiros que desempenham essa função auxiliará no desenvolvimento das suas estratégias de marketing, bem como atrairá novos clientes ao seu negócio.
A vantagem da terceirização é que você terá a segurança de que o trabalho será desenvolvido da melhor maneira. Além disso, a agência contratada disponibilizará relatórios e dados que mostram o desempenho do trabalho e as perspectivas para as próximas ações.
Por isso, para obter um bom resultado no meio digital é preciso trabalhar as técnicas desenvolvidas no Search Engine Marketing. Se você está à procura de uma agência parceira para gerar leads, tráfego e vendas para o seu site.

0 comentários:

Postar um comentário