Os buscadores como Google, Yahoo, etc. são motores que armazenam em seus servidores todo o conteúdo que conseguem visualizar nos sites visitados por eles. São data centers enormes espalhados por todo o mundo!
Os buscadores como Google, Yahoo, etc. são motores que armazenam em seus servidores todo o conteúdo que conseguem visualizar nos sites visitados por eles. São data centers enormes espalhados por todo o mundo! Uma vez que um internauta entra na página da web do Google e digita sua busca, “ao dar ENTER”, ele dá a ordem ao programa do Google para buscar, dentre todas as informações que ele possui armazenadas, quais os sites que possuem conteúdo referente à solicitação.
E o buscador retorna aquele monte de resultados…
Mas para que seu site esteja entre aqueles que o Google retorna para o usuário, é necessário que ele conheça seu site, que ele saiba da sua existência.
Para avisar ao Google que seu site está no ar, você precisa utilizar uma das 3 formas a seguir:
Coloco aqui as 3 opções e mais abaixo farei observações sobre todas elas, ok?
1. Avisá-lo utilizando de uma página específica.
1. Acesse: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html e preencha o campo da URL
2. Preencha o campo COMENTÁRIOS (podem ser palavras-chave ou uma breve descrição do seu negócio).
3. Clique em incluir URL
2. Preencha o campo COMENTÁRIOS (podem ser palavras-chave ou uma breve descrição do seu negócio).
3. Clique em incluir URL
2. Avisá-lo utilizando a Central de Webmasters
1. Acesse: https://www.google.com.br/webmasters/
2. Se você já possui conta no Google, pode utilizar o mesmo e-mail e senha
3. Se não possui conta, o site te orientará para criar uma
4. Uma vez acessada a Central de Webmasters, clique em adicionar site, informe o nome do site e a URL (endereço) do seu site.
5. Prove ao Google que você é proprietário do site: Ele mostrará uma série de opções para que você faça essa prova, como solicitar que você acesse ou o ftp do site ou o painel de controle do seu provedor.
6. Uma vez realizada a opção escolhida, clique em VERIFICAR. Estando tudo certinho, o Google vai te avisar que a verificação foi concluída.
2. Se você já possui conta no Google, pode utilizar o mesmo e-mail e senha
3. Se não possui conta, o site te orientará para criar uma
4. Uma vez acessada a Central de Webmasters, clique em adicionar site, informe o nome do site e a URL (endereço) do seu site.
5. Prove ao Google que você é proprietário do site: Ele mostrará uma série de opções para que você faça essa prova, como solicitar que você acesse ou o ftp do site ou o painel de controle do seu provedor.
6. Uma vez realizada a opção escolhida, clique em VERIFICAR. Estando tudo certinho, o Google vai te avisar que a verificação foi concluída.
Pronto seu site já estará apto a ser visitado pelo Google
3. Coloque um link em um site já conhecido pelo Google.
Ele, ao revisitar esse site, encontrará seu link e passará pelo seu site assim que possível. Pronto, seu site já estará indexado!
Olhando assim, parece que a primeira opção é a melhor e mais fácil, certo?
Basta acessar o endereço e preencher a url e palavras-chave que pronto, seu site já estará no Google! A princípio seria isso sim, mas olhando atentamente a gente vê que o próprio Google, nessa página de inclusão dá uma mensagem não muito animadora.
Incluir/Atualizar o seu URL Adicionamos e atualizamos novos sites no nosso catálogo de cada vez que executamos a varredura, e convidamo-lo a enviar o seu URL aqui. Não adicionamos todos os URLs enviados para o nosso catálogo, e não podemos fazer qualquer previsão ou garantia sobre quando ou se eles irão aparecer. Por favor, digite o seu URL completo, incluindo o prefixo https://. Por exemplo: https://www.google.com/. Pode também adicionar comentários ou palavras-chave que descrevam o conteúdo da sua página. Estes são utilizados unicamente para nossa informação e não afetam a forma como a sua página é ordenada ou utilizada pelo Google. NOTA: É necessária apenas a página de topo de um servidor; não precisa enviar cada página individualmente. O nosso crawler, Googlebot, será capaz de encontrar o resto. Importante: o Google atualiza o seu índice regularmente, portanto não é necessário enviar links que sofreram atualizações ou que estão desatualizados. Links desatualizados irão “desaparecer” do nosso índice durante a próxima execução do crawler, quando atualizamos o nosso índice por completo.
Com relação à segunda opção, de incluir seu site via Central de Webmasters do Google, esta é minha preferida. Além de acrescentar o site no Google, avisamos da existência do arquivo de sitemap.xml, do robots.txt e acompanhamos como anda a indexação das páginas, as palavras-chave mais importantes e recebemos notificações em caso de o site ser infectado. São diversos os monitoramentos que fazemos via Central de Webmasters (tanto do Google, quanto do Bing e Yahoo).
O problema desse método é que, por ter acesso às informações do site, os buscadores pedem que mostremos que somos proprietários desse site, o que é certíssimo. Imagine um concorrente acessando nossas informações!
O problema está nessa comprovação. Somente quem tem acesso ao ftp do site ou ao painel de controle do provedor consegue fazer a inclusão do código que eles solicitam.
Assim, se você tiver como, crie uma conta na Central de Webmasters, selecione o método de confirmação e peça ao seu webmaster que faça a alteração. Ou, se você já tiver o código do Google Analytics instalado em seu site, é possível fazer a verificação através do Google Analytics. (mas essa explicação fica para outro dia, certo?)
E, finalmente, a terceira: incluir um link para seu site partindo de um site já conhecido.
Quanto mais importante for o site no qual você está incluindo o link para seu site, mais rápida será a indexação. Mas cuidado… Blogs e muitos outros sites que permitem que a gente coloque links possuem a tags html “nofollow”, que diz aos buscadores para não seguirem aquele link.
1 = incluir link para o site em diretórios
2 e 3 = colocar links em listas de blogs ou sites
4 = Incluir link no meio dos textos de sites e blogs
2 e 3 = colocar links em listas de blogs ou sites
4 = Incluir link no meio dos textos de sites e blogs
Para conseguir esse link, fale com as pessoas conhecidas que possuem sites para ver quem pode colocar um link para seu site. Fornecedores, clientes, um diretório… Enfim, qualquer link que possa ser seguido.
Temos aí uma vantagem, seu site será indexado e para ele será contabilizada uma indicação (o site que coloca o link para o seu na verdade, está indicando aos visitantes que eles devem conhecer também o seu site! – essa é uma indicação). Embora o Google não utilize mais o cálculo de page rank, as indicações ainda contam para aumentar a credibilidade de seu site.
MELHOR MESMO É JUNTAR TODAS AS OPÇÕES!
Faço aqui uma ressalva: Não é porque o Google encontrou e indexou seu site que seu site vai aparecer nos primeiros resultados de busca, ok?
Para que seu site seja exibido nos primeiros resultados é necessário que ele possua um bom conteúdo, seja rápido e organizado, além de ser considerado um site de informações confiáveis.
Então, arregace as mangas e comece a trabalhar em um conteúdo excepcional, que mostre informações relevantes para seus clientes e que te ajude a vender seus serviços ou produtos.
E mantenha o raciocínio: Se um site é bom para o internauta, se ele recebe indicações de outros sites, se possui um conteúdo bem formatado e informativo… Maiores as chances de ele ser importante também para o Google (e outros buscadores).
Os endereços para incluir também seu site no Bing e Yahoo são:
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