Postagem em destaque

Quais são os serviços oferecidos por uma agência de marketing digital?


O número de usuários de internet no Brasil e no mundo cresce a cada dia. Os hábitos das pessoas acompanham essa mudança e fazer coisas on-line é cada vez mais comum. De compras a agendamento de serviços públicos, passando por transações bancárias, cursos e atividades profissionais, atualmente é possível fazer (quase) tudo virtualmente.
Nesse contexto, a importância de se ter uma presença digital eficiente, independentemente da área de atuação, é cada vez maior. Se uma empresa (ou profissional liberal, instituição ou organização) quer ter sucesso, dentro e fora da rede, é preciso estar na internet. Afinal, como diz o ditado popular, “quem não é visto não é lembrado”.
Mas como não ser apenas mais um no meio da multidão? Como ser relevante na internet, destacando-se da concorrência? Sem dúvida, isso representa um grande desafio e sem a expertise de profissionais capacitados pode ser difícil obter bons resultados.
Por isso, no post de hoje vamos falar sobre como uma agência de marketing digital funciona, quais serviços oferece e como pode contribuir para que a sua empresa atinja seus objetivos. Confira!

O trabalho de uma agência de marketing digital

O principal trabalho de uma boa agência de marketing digital é desenvolver estratégias para atingir os objetivos do cliente. Nesse sentido, é muito importante saber exatamente o que a empresa que contratou os serviços da agência quer: fortalecimento da marca, fidelização de clientes, lançamento de produto, aumento de vendas etc.
Para além de visitas ao site, curtidas e compartilhamentos, a atuação do digital deve ser sempre focada nas metas definidas. Para isso, uma agência reúne profissionais de diversas áreas que desenvolvem todo o processo, do briefing à execução, passando pelo planejamento, definição de estratégias e acompanhamento de resultados.

Os serviços oferecidos

Após definida a estratégia de marketing digital de acordo com os objetivos do cliente, como dito acima, é hora de definir quais ferramentas serão utilizadas para atingir os propósitos estabelecidos.
Muita gente acha que é obrigatório ter um site e estar em todas as redes sociais. Entretanto, isso não é verdade, pois depende do ramo da empresa e do seu público-alvo. Por isso, a definição da persona é muito importante. Assim, será possível saber quem é, como se comporta e onde está esse cliente em potencial.
Abaixo, elencamos os principais serviços oferecidos por uma agência de marketing digital. Continue a leitura e saiba quais são!

Criação de site

O site é o endereço da marca no ambiente digital, é a “casa” virtual. É aonde as pessoas vão quando querem uma informação confiável sobre a sua empresa. Na maioria dos casos, o site é o ponto de partida da presença on-line de qualquer negócio.
Mas, para não fazer feio na rede, o site tem que ser bom. É essencial ter um design agradável — que siga as diretrizes gráficas da marca —, ser de fácil utilização e funcionar bem em dispositivos móveis. E o mais importante: ter conteúdo relevante, que atenda às necessidades dos clientes — atuais ou em potencial.

Gestão de redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais caíram no gosto popular, sobretudo dos brasileiros. Sendo assim, se as marcas quiserem ser vistas, é importante marcar presença.
Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, Flickr… Apesar de suas características e especificidades, todas têm uma coisa em comum: a possibilidade de interagir com o público. Essa é, aliás, a grande diferença das redes sociais para os meios de comunicação tradicionais — mais do que divulgar conteúdo, poder ouvir o que as pessoas têm a dizer é um dos pontos positivos.
Uma agência de marketing digital vai produzir conteúdo de todos os tipos para os canais da empresa, de acordo com a estratégia estabelecida; vai interagir com os clientes; vai acompanhar a performance das ações realizadas etc.

Monitoramento

É preciso saber o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio, o seu produto e os seus concorrentes. Por isso, o monitoramento é essencial para qualquer atuação no ambiente digital, é um guia para medir o sentimento da rede em relação à sua empresa.
Além disso, o monitoramento serve para acompanhar tendências e atuar no gerenciamento de crises, ajudando a percebê-las o quanto antes. O monitoramento mensura o alcance de ações — positivas ou negativas — sendo um ótimo feedback para saber se a estratégia escolhida está funcionando ou não.

Relacionamento com clientes

Como falamos acima, as redes sociais proporcionam uma comunicação mais fácil e ágil entre empresas e clientes. A interação nos canais da marca é fundamental, pois quem foca apenas em vender seus produtos e/ou serviços geralmente não atinge bons resultados.
Uma agência de marketing digital tem profissionais que atuam exatamente nessa tarefa. Conhecido como SAC 2.0, esse serviço é de suma importância e deve ser feito de maneira organizada, com auxílio de softwares (CRM) que ajudam na catalogação de clientes e dos contatos que fizeram com a empresa — sejam eles para elogios ou para solução de problemas.
Outra ótima opção para interação com clientes é o e-mail marketing. Ele fideliza as pessoas, mantendo-as sempre informadas sobre o seu negócio. Lançamentos, promoções, conteúdo novo, benefícios para quem já é cliente… Tudo pode ser feito por meio das mensagens eletrônicas.
Mas, mais uma vez, ressaltamos a importância de equipe especializada para fazer isso. Afinal, ninguém quer que os e-mails enviados sejam considerados SPAM, não é mesmo?

Mídia

Investir em publicidade na rede tem se tornado cada vez mais importante. O Facebook tem, com o passar do tempo, reduzido o alcance das páginas, priorizando o conteúdo produzido por gente comum — amigos e familiares. Sendo assim, se as empresas quiserem divulgar seus posts, é preciso pagar.
No entanto, ter um orçamento para investir em mídia on-line não é suficiente. É preciso saber como, quando e, sobretudo, para quem anunciar. Profissionais de mídia sabem fazer o seu dinheiro render, pagando menos para atingir mais pessoas, ao focar no público-alvo certo por meio da segmentação dos anúncios.
Além do Facebook, o Google também é um ótimo local para se destacar da concorrência por meio de anúncios. Mas é importante mencionar que outras técnicas, como SEO, também são essenciais para que os resultados sejam satisfatórios.

Os benefícios de contratar uma agência de marketing digital

A principal vantagem de poder contar com os serviços de uma agência de marketing digital é ter profissionais capacitados à disposição da sua empresa para criar e gerir seus canais digitais, sem precisar ter uma equipe interna para isso.
Imagine ter que contratar redator, designer, editor de vídeo, profissional de mídia, programador etc. Ficaria caro e daria trabalho gerenciar esse time, não é mesmo? Mais fácil e prático é optar por uma agência de marketing digital com experiência.

Os caminhos para ter uma boa relação com a agência

Para a relação entre agência e cliente ser boa é preciso ter confiança, de ambas as partes. O cliente precisa se sentir seguro quanto à competência dos profissionais da agência, para que possa delegar a eles tarefas importantes da empresa como a atuação no digital.
Por outro lado, é essencial que a agência também possa contar com a disponibilidade do cliente, sobretudo no início, para entender o perfil da marca e suas reais necessidades.
Para tranquilizar os dois lados, nada melhor do que detalhar em contrato os serviços a serem prestados e as obrigações dos envolvidos. Além disso, reuniões de acompanhamento e clareza nas demandas ajudam a evitar problemas.

Os resultados esperados

É esperado que a atuação da agência de marketing digital se some às demais estratégias da empresa para que seus objetivos sejam atingidos. Na maioria dos casos, o sucesso é medido pelo aumento das vendas e, consequentemente, do lucro.
Visitas aos site, ganho de novos seguidores nas redes sociais, bom engajamento com o conteúdo apresentado são algumas das maneiras de divulgar sua marca mas, por si só, geralmente não representam o principal resultado. Essas ações são um meio para obter novos clientes, fidelizar os atuais, divulgar a marca e, como dito acima, aumentar o lucro da empresa.

0 comentários:

Postar um comentário